segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Ponseti




O pé torto é uma das deformidades congênitas mais comuns, afetando cerca de 1 criança em cada 1.000 nascimentos. Em todo o mundo, ocorrem aproximadamente 100.000 novos casos de pé torto por ano. A maioria ocorre em países sem sistema de saúde adequado, levando a criança a enfrentar uma vida com incapacidade. Nos dias de hoje,o diagnóstico pré-natal do pé torto congênito é ultassonográfico, possível no chamado ultassom morfológico. Nessa ocasião, os pais são informados e devem receber informações sobre a condição e as possíveis formas de tratamento, uma vez que, se optado pelo tratamento conservador este deve ser iniciado nas primeiras semanas de vida, com maiores chances de sucesso. Depois de tantas pesquisas, comecei a lembrar que já vi muitas pessoas com PTC não tratado ou tratado incorretamente, e portanto essas crianças tornaram-se totalmente dependentes.
Venho atraves desse post de última hora sem maiores ensaios, alertar aos futuros papais e mamães sobre o pré-natal que se faz importante durante toda gravidez, e sobre o cuidado ao escolher os especialistas que cuidarão de seus filhos, consultar as diversas opiniões e buscar informações em todos os meios de acesso a comunicação e a saúde possíveis antes de escolher que caminhos seguir . . Além disso gostaria de lembrar que não somos perfeitos e devemos respeitar as diferenças, antes de preconceituar uma situação informe-se sobre ela e verá que por trás de cada dificuldade existe um GUERREIRO que nós mostra que muitas vezes murmuramos por tão pouco.
Eu hoje estava lendo a Revista Nova escola, edição especial sobre inclusão publicada no mês de julho e percebi o quão são (ou se tornam) especiais as pessoas que trabalham com alunos ESPECIAIS. Conhecendo os problemas de perto nos despimos dos nossos preconceitos, podemos buscar soluções e interferir positivamente na vida das pessoas.
LEMBRANDO: O PTC é tratavel e os resultados são mais que satisfátorios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário